A extinção da programação infantil, uma tendência cada vez maior na TV aberta, está prestes a ser aderida por mais um canal. O SBT, que sempre apostou fortemente neste tipo de conteúdo, ao que parece vai desistir de investir nesta área.
Segundo nota publicada pelo colunista Flavio Ricco, a emissora de Silvio Santos já deve dar início a este plano no começo do mês que vem, e vai afetar diretamente ao matinal Bom Dia & Cia, que deverá perder espaço nas manhãs.
O SBT vem estudando acabar com a programação infantil desde o ano passado. Na época, executivos da emissora planejavam seguir o exemplo da Rede Globo e colocar no ar uma revista eletrônica, algo que daria muito mais retorno comercial e financeiro do que desenhos animados. Mas o que pesou nesta decisão foi concorrência com os canais infantis fechados e sua grade de programação, algo que afetou de forma negativa todas as emissoras, sendo a Globo, a primeira a desistir.
Além disso, o fim do contrato com a Waner também acabou sendo um problema para o SBT, que em breve, não vai poder mais exibir determinados conteúdos da distribuidora, o que inclui parte do acervo exibido no Bom Dia & Cia e na Sessão Animada. Por enquanto, a emissora ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas caso os planos sejam realmente levados adiante, as animações devem ficar restritas aos sábados pela manhã, assim como acontece em outras emissoras.
Vale recordar que, no início do ano, a emissora comprou duas séries da Nickelodeon: A Família Hathaways e Sam & Cat. Portanto, ao menos duas atrações infantojuvenis devem permanecer na programação.